Dicas Curitiba

O que fazer em Curitiba: 8 dicas imperdíveis


Imagem com a cúpula de vidro do Jardim Botânico de Curitiba

Curitiba é uma cidade cheia de atrações turísticas, ou seja, coisas para fazer não faltam. Neste artigo, reunimos 10 dicas para quem está pensando em visitar a cidade em um fim de semana ou feriado. Quer saber o que fazer em Curitiba? Confira a seguir:

Parques

A capital paranaense é conhecida por ser uma cidade bastante arborizada, por isso, a primeira dica sobre o que fazer em Curitiba é visitar os parques. Entre as diversas opções, destacamos alguns. O primeiro é o Parque Tanguá, que conta com uma vasta área verde, além de uma das vistas mais bonitas. Nele você encontra um mirante maravilhoso para assistir o pôr do sol.

O Parque Tingui também merece a sua visita. Além da área verde, nele você encontra um pouco da história dos imigrantes ucranianos. Foram construídas casas em estilo bizantino para homenagear esse povo que chegou a Curitiba no fim do século XIX.

Outra opção é o Parque Barigui, um dos preferidos dos curitibanos. Um dos maiores da cidade, o espaço é ótimo para quem quer dar uma caminhada em volta do lago e ver as tradicionais capivaras, que ficam por ali e convivem tranquilamente com os visitantes.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico, apesar de estar na categoria parques, merece um destaque. Um dos cartões postais da cidade, o local é um verdadeiro colírio para os olhos devido à sua beleza. No meio do parque, há uma grande cúpula de vidro, onde fica uma espécie de jardim interno. Na área externa, grandes gramados são um verdadeiro convite para um piquenique ou descanso no fim da tarde.

Museus

Além dos parques, Curitiba também conta com diversos museus. Cada um é dedicado a um tema diferente. Entre os mais visitados está o Museu Oscar Niemeyer, ou Museu do Olho. Com um vasto acervo, que conta com obras de artistas como Candido Portinari e Tarsila do Amaral, é possível conferir também as exposições permanentes.

Atualmente, por conta da pandemia, o espaço está fechado, mas ainda vale a visita para conferir sua área externa e o grande olho projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Bairro de Santa Felicidade

Um dos locais com maior concentração de turistas em Curitiba é o bairro de Santa Felicidade. A fama dos restaurantes que se concentram ali já atravessou fronteiras e conquistou muitos fãs. Na região, é possível entender um pouco da história da migração italiana na cidade. Os restaurantes servem fartos pratos que têm a Itália no DNA. Separe um espaço na agenda e desfrute de uma refeição em um dos restaurantes de Santa Felicidade.

Mercado Municipal de Curitiba

Ainda falando em comida, uma outra ótima opção é o Mercado Municipal de Curitiba. Além de restaurantes de vários tipos, ali você encontra uma variedade de frutas, legumes e comidas típicas para levar para casa.

Torre Panorâmica

Se você gosta de altura e quer ter uma visão 360º da cidade, vá à Torre Panorâmica. Com mais de 100m de altura, a torre oferece uma vista deslumbrante de Curitiba. Vale a pena conferir o pôr do sol ali também.

Ópera de Arame

Para quem quer se encantar com um projeto arquitetônico totalmente fora do convencional, a Ópera de Arame é uma ótima pedida. Feito de tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes, sua estrutura remete a uma construção de arame, por isso o nome. O espaço abriga shows e espetáculos, além de eventos particulares. Durante o dia, ele é aberto à visitação.

Centro Histórico

Já uma opção de passeio na região central é justamente o Centro Histórico. O local abriga alguns casarões antigos, tombados pelo patrimônio histórico e ruas de pedra, que datam séculos passados. Além disso, é ali que está localizada a catedral de Curitiba e outros espaços centenários, como o Paço da Liberdade.

Feira do Largo da Ordem

Uma dica à parte sobre o Centro Histórico é a Feira do Largo da Ordem. Tradicionalmente, a feira era realizada aos domingos, mas, atualmente, está ocorrendo aos sábados. Quem deseja levar uma lembrança artesanal de Curitiba precisa passar por ali. A feira reúne artesãos da cidade, que vendem objetos de todos os tipos, desde antiguidades até roupas modernas.

Linha Turismo

Para fechar, há o ônibus da Linha Turismo. Ele é ideal para quem quer turistar de verdade na cidade, pois percorre diversos pontos turísticos, inclusive muitos dos citados aqui neste artigo. Os veículos, que têm dois andares, passam por parques, praças, museus, entre outras atrações.

Uma das coisas legais deste passeio é a possibilidade de descer do ônibus quatro vezes. Como o roteiro é circular, há ônibus passando a cada 30 minutos. Por isso, é possível descer, conhecer o local que você escolheu e embarcar no próximo para continuar o passeio.

O ônibus sai da Praça Tiradentes, que fica bem no centro da cidade.

Gostou das dicas? Para saber mais detalhes sobre cada atração, acesse o site da Secretaria Municipal de Turismo de Curitiba aqui. Nele é possível encontrar informações oficiais e atualizadas.

Agora que você já sabe o que fazer em Curitiba é hora de escolher em qual bairro ficar. Confira neste artigo algumas opções de bairros da cidade, clique aqui.

Se você está pensando em vir a Curitiba, precisa conhecer as acomodações da Yogha. Acesse o nosso site, escolha a que mais combina com você e sinta-se em casa. Clique aqui para conferir.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *